Posicionamento de Sites no Google

SEO e os segredos para o posicionamento de sites no Google

Conseguir um bom posicionamento de sites no Google é o desafio diário do profissional especialista em SEO. É muito comum para quem trabalha com criação de sites se deparar com a seguinte pergunta: o meu site vai aparecer na primeira página ou nas primeiras posições do Google?

Sendo bem verdadeiro com você e indo direto ao ponto, as coisas não são tão simples assim! Para um site ficar bem posicionado nas ferramentas de busca há muitos passos a serem dados e precisam ser dados de forma correta.

O meu objetivo com esse artigo é revelar os passos técnicos e estratégicos a serem dados para alcançarmos a tão sonhada e desejada primeira página ou primeira posição do Google. 

Saudações, aqui Almir Cavalcante, tenho uma Agência de SEO em Fortaleza/CE e vou ajudar você a entender tudo que precisa fazer para obter um bom posicionamento de sites no Google.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, numa tradução livre seria otimização de sites para motores de busca. São técnicas de posicionamento nos buscadores, ou seja, a arte de melhorar o posicionamento de sites no Google.

Por que investir em SEO?

Há três formas distintas do seu negócio/empresa ganhar visibilidade no Google e vou comentar cada uma delas aqui.

Google ADS ou anúncios patrocinados – Caso você tenha um produto/serviço onde os potenciais clientes buscam ativamente na rede de pesquisa do Google, uma excelente forma seria anunciar para alcançar de forma rápida e precisa as pessoas certas que tem potencial de comprar de você.

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Imagem ilustrativa anúncio na Rede de Pesquisa do Google

A vantagem de seguir essa estratégia é ter a possibilidade de anunciar hoje e já vender horas depois ou no dia seguinte. A desvantagem é que no momento em que você deixar de anunciar, o seu site passará a não receber visitantes e sem visitas você não consegue fazer negócios.

Perfil da empresa no Google Aqui é o antigo Google Meu Negócio, uma estratégia eficiente para negócios locais que desejam atrair público qualificado para o seu estabelecimento físico.

Criando o perfil da sua empresa no Google, você poderá registrar muitas informações relevantes do seu negócio tais como: endereço, telefone, horário de atendimento, cadastrar produtos/serviços e o que é melhor, receber avaliações dos seus clientes.

Imagem ilustrativa de um Perfil da Empresa no Google

A vantagem de seguir essa estratégia é ter a possibilidade de colocar o seu negócio/empresa na primeira página de resultados do Google Maps e dessa forma atrair potenciais clientes da sua região que estão buscando por aquilo que você vende.

Não vejo desvantagem nessa estratégia, mas alcançar o topo levará alguns meses, cerca de 6 meses e vai exigir de você esforço para chegar e se manter no topo sempre buscando manter o perfil da empresa atualizado, fazer publicações semanais e manter uma busca constante por avaliações positivas dos seus clientes.

SEO – Aqui é o queridinho de todos que investem em um site. Quem não quer ter o seu site na primeira página do Google ou mesmo em primeiro na busca, seja por uma ponta de vaidade ou mesmo para fazer bons negócios pela internet.

9 em cada 10 pessoas acessam o buscador do Google diariamente para encontrar a solução para suas dores ou mesmo para satisfazer os seus desejos e quem estiver bem posicionado terá a oportunidade de receber muitos acessos no site e isso poderá resultar em muitas vendas.

Imagem ilustrativa do SEO aplicado ao site da cartoesvisitaonline

A vantagem em investir em SEO é plantar suas sementes em terra fértil, ter a paciência de regar, podar e colher seus frutos no tempo certo e ter a certeza de que trabalhando de forma certa e consistente, ninguém vai conseguir tirar sua árvore frutífera daquele lugar por um bom tempo.

A única desvantagem que vejo no SEO é que se você precisa de resultados rápidos, essa não é a estratégia mais indicada para você começar. Quando você decide investir em SEO normalmente do primeiro ao terceiro mês os resultados são pequenos, do quarto ao sexto mês, os resultados são um pouco melhores e do sétimo ao décimo segundo mês os resultados são mais expressivos, ou seja, você terá uma boa colheita de acessos ao término do primeiro ano.

SEO: definindo se o foco de otimização do site será local ou nacional

Aqui não adianta crescer os olhos, é preciso ter pés no chão. Num primeiro momento você pode ficar tentado a ter o seu site na primeira página ou mesmo no primeiro resultado do Google a nível Brasil, mas, responda para si mesmo: o meu produto e/ou serviço é mesmo para todo o Brasil? Eu tenho preço competitivo para disputar com tantos concorrentes? Eu tenho logística e mão de obra para entregar em todos os Estados? Eu tenho verba suficiente para investir num projeto a nível nacional?

Acredito que após responder a essas perguntas, você terá a visão e a certeza do que de fato quer e precisa para o seu negócio/empresa.

Uma possibilidade menos ousada seria focar o SEO do seu site para a sua cidade, ou seja, começar a “dominar” os resultados de pesquisa do Google na sua cidade para o produto e/ou serviço que você mais vende ou deseja vender.

Uma dica importante aqui é analisar no Google o volume de pesquisas mensais para a palavra-chave que será o foco da otimização local do seu site.

Outro ponto a ser levado em consideração é o número de habitantes da sua cidade, pois quanto mais populosa for sua cidade, na teoria mais concorrentes diretos e o grau de dificuldade aumenta.

Para não ficar só na teoria, vou citar como exemplo real meu próprio case em Fortaleza/CE que conquistei para o meu site. Ao pesquisar no Google por Cartão de Visita Fortaleza, somos o primeiro colocado na busca local para essa palavra-chave.

Palavra-chave com foco local em Fortaleza/CE

Essa conquista não se dá da noite para o dia, muitos passos precisam ser dados de forma certa, mas o resultado final é mais tangível se comparado a um projeto que deseja ficar em primeiro do Google a nível nacional.

SEO on page: os primeiros passos para o posicionamento de sites no Google

Agora vamos abordar a parte prática de um projeto de SEO local definindo de forma correta o foco da nossa otimização. Vou trazer como case real um site de cartões de visita cujo o mesmo foi pensado e projetado para SEO local na cidade de Fortaleza/CE.

Aqui aplicamos a técnica do SEO on page, ou seja, a otimização feita na parte interna do site. Em alguns casos essa otimização já faz uma grande diferença nos resultados de busca do Google.

Deve ser trabalhado os seguintes pontos:

  1. Title do site
  2. Description do site
  3. (H1) Título principal da página
  4. Repetição da Palavra-chave principal no conteúdo do site
  5. URL’s amigáveis do site
  6. Cidade do foco local no conteúdo do site

É fundamental que o desenvolvedor do seu site tenha conhecimento dos pontos acima para aplicar o SEO on page no site. Contrate uma Consultoria de SEO para análise, diagnóstico e aplicação das técnicas de otimização certas no seu site.

O Consultor de SEO irá analisar e diagnosticar os seguintes pontos:

  • SEO on page
  • Certificado de segurança (SSL)
  • Qualidade dos textos e imagens do site
  • Usabilidade do site
  • Velocidade de carregamento do site
  • Pontos de conversão do site (CTA’s)
  • Responsividade do site

SEO off page: técnicas aplicadas fora do site

No SEO on page, vimos o que precisa ser feito dentro do site para darmos os primeiros passos de forma certa em busca do nosso objetivo maior, o topo das buscas no Google.

Agora iremos focar nossos esforços na produção de conteúdo de qualidade, ou seja, conteúdo que ajude seu potencial cliente a entender sobre determinado produto ou serviço que você está ofertando, o qual ele tem muitas dúvidas a tirar, muitas perguntas a fazer e muitas objeções a quebrar.

Talvez você queira me perguntar: eu posso publicar vez por outra ou publicar qualquer coisa?

Se você deseja obter retorno com sua estratégia de SEO, vai precisar se doar, se dedicar na preparação de artigos e na busca constante de backlinks. O ideal é publicar de 3 a 4 artigos por mês no seu site/blog. Não sendo possível manter esse ritmo, aconselhamos ao menos um artigo mais completo e bem elaborado por mês.

De mãos dadas com seus artigos vêm os backlinks, que de forma simples e direta são artigos/notícias em outros sites/blogs falando sobre você, sobre seu produto/serviço.

Backlinks de qualidade e em quantidade apontando para o seu site/blog farão uma grande diferença numa estratégia de SEO.

SEO técnico: os 4 pilares para o desenvolvimento de sites profissionais

Já ouviu aquele ditado: “o barato que sai caro”, pois é, na aquisição de um site para o seu negócio/empresa, esse ditado popular se aplica muito bem.

Como tenho experiência em Marketing Digital, eu diria para você que: invista seus esforços em estratégias e ferramentas profissionais caso deseje obter ótimos resultados e fazer bons negócios pela internet.

Um site desenvolvido de forma profissional precisa atender alguns requisitos, os quais vou mencionar aqui:

Layout do site pensado para SEO – o sucesso do site começa aqui, quando o profissional encarregado do desenvolvimento pensa e projeta cada parte do site de forma estratégica e técnica, ou seja, ele irá pensar nas melhores imagens, nos melhores textos e principalmente na otimização dos textos e imagens para mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

Usabilidade do site – diz respeito a facilidade de uso, de acesso, de navegação dentro desse site seja por celulares, tablets ou computadores. O usuário tem de achar com muita facilidade a informação que procura, o produto/serviço que deseja sem precisar pensar muito ou mesmo ter que procurar dentro do site.

Velocidade de abertura do site – sites pesados e lentos são penalizados pelo Google que prima pela melhor experiência do usuário. Não há experiência pior para o usuário do que ele ter que esperar e esperar até a página ser carregada totalmente. Trocando esse tempo de espera em segundos, um site que demora mais do que 5 segundos para carregar precisa ter sua estrutura revista e otimizada.

Conversão – a comunicação do site deve ser pensada e preparada para persuadir o usuário a tomar a ação que você deseja que ele faça. Um site bem projetado deve conduzir o visitante a tomar uma ação de conversão, ou seja, comprar seu produto, contratar seu serviço, falar com você no WhatsApp ou via formulário.